jornal voz Verde VidaDrogaria AlvesPreta Forner 970x200Espaço do Corpo


Notícia

 
Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2015
ITC Vertebral Ribeirão Preto e ABRCOLUNA realizam campanha de apoio à saúde da coluna vertebral
“Imagine sua vida sem dor nas costas” é o slogan da ação nacional; atividades gratuitas envolvem distribuição de cartilhas e orientações de profissionais
ITC Vertebral Ribeirão Preto e ABRCOLUNA realizam campanha de apoio à saúde da coluna vertebral
Durante o mês de outubro, a ABRCOLUNA (Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna), promove, a Campanha de Apoio À Saúde da Coluna Vertebral, em parceria com o ITC Vertebral, Instituto Trata e Instituto Pilates. A ação faz parte das comemorações do Dia do Fisioterapeuta (13/10). Com o slogan “Imagine sua vida sem dor nas costas”, a atividade objetiva alertar a população sobre os riscos da má postura no trabalho, ao utilizar o celular, ao ficar muito tempo em pé e a importância de diagnosticar um desvio postural ainda na infância. “Desta forma reduziremos muito os números de pessoas que sofrem com dores na coluna”, enfatiza o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto (SP).

Para divulgar o evento nacional, o ITC Vertebral de Ribeirão Preto distribuirá folders da atividade e o fisioterapeuta Giuliano Martins ministrará palestras de conscientização em empresas e escolas.

Entre as práticas que serão desenvolvidas estão a distribuição de cartilhas explicativas e orientações gratuitas com os profissionais do ITC Vertebral Ribeirão Preto. No dia 24 de outubro (sábado), das 9h às 12h, a equipe do Instituto estará no Parque Municipal Doutor Luis Carlos Raya divulgando a ação. Já no domingo (25/10) o grupo fará o trabalho na Ciclo Faixa (nos pontos de saídas que englobam o Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali – Curupira, no mesmo horário.

Uma vida sem dor - De acordo com o especialista, uma vida sem dor nas costas só é possível se não houver sedentarismo, obesidade e má postura. “Atualmente tudo se resolve por meio dos celulares, por isso as pessoas já não se movimentam como antes e a musculatura fica cada vez mais fraca colocando em risco a saúde da coluna. A população passa horas nos aparelhos portáteis em má postura, com uma flexão excessiva de coluna cervical. Isso leva ao desenvolvimento de torcicolos, dores, tensão muscular e hérnias de disco. O fumo, herança genética e o excesso de esforço físico também contribuem para que as dores se instalem”, afirma.

Neste sentido, o profissional revela que falta muita informação sobre esses perigos do dia a dia. “É importante saber o que gera esses desconfortos para que seja possível evitá-los”.

Segundo Martins, não somente a tecnologia moderna causa as dores, como também os hábitos errados no ambiente de trabalho. “A maneira como o operador de computador se posiciona em frente à máquina, altura de mesa, cadeiras, monitor, repetição de movimentos, esforço físico, e carregamento de peso podem gerar dores na coluna, além da instalação de patologias como escolioses, artroses e hérnia de disco”, revela.

O especialista sugere uma consultoria em ergonomia para que se encontre os agentes causadores das lesões e indique uma alteração rápida, barata e segura para eliminar os riscos. “Tudo isso pode ser feito por meio de mudanças no posto de trabalho ou até mesmo palestras de conscientização e correção postural, ginástica laboral, pausas e rodízios de função”, conclui.

Martins aponta as doenças provocadas pelo uso prolongado das tecnologias, entre elas: escoliose, hipercifose, hérnia de disco, lombalgia, ciatalgia, cervicalgia, artrose, tendinite e bursite. “Quando a escoliose é diagnosticada logo no início da infância ou adolescência, as chances de recuperação são bem maiores. Os fisioterapeutas podem ajudar a todos a evitarem dores no corpo corrigindo movimentos (seja no lazer, no esporte ou no trabalho) e orientando a prática correta dos exercícios. Isso porque o profissional estuda, diagnostica, previne e trata todo e qualquer distúrbio da biomecânica e funcionalidade humana, seja ela de órgãos ou sistemas. Ele é capacitado para avaliar, prescrever e diagnosticar pacientes que possuam lesões ou disfunções, como também se utilizar de ações preventivas”, finaliza.

Sobre o ITC Vertebral - Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE).

Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 72 unidades no país.Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 30 mil pacientes.

Por conta do reconhecido trabalho, o ITC Vertebral recebeu convites para demonstrar seus resultados no México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.

Fonte: Jornal Voz






Preta Forner 450x90Ver Mais VeículosTVoz




Verde VidaPreta Forner 728x90


Tecnologia
Ciência
Tec. e Informática

Entretenimento
Filmes
Livros
Música
TV

+ Mais
Gospel
Receitas
Saúde

Central
Contato
Localização

Assinante
Acessar
Especiais
Curiosidade Voz
Extr@Voz
Top of Mind
TVoz

Links
Ver Mais Veículos

App Developers
Show
Feliz Natal
Feliz Ano Novo

Estatísticas
Visualizações: 10582207

Online
Temos 317 Visitante(s) Online
A Voz Online | Jornal Voz São Joaquim da Barra e Região


Rua São Paulo, 1579: Ap. 111 (11º Andar) — Centro, Sjm. da Barra - SP | Tel: (16) 3818-0302     ||     Rua 01, 111 — Centro, Orlândia - SP | Tel: (16) 3826-8888