jornal voz Drogaria AlvesVerde VidaEspaço do CorpoPreta Forner 970x200


Notícia

 
Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2015
GORDURA TRANS FORA DA MESA
Fique atento com o excesso de gordura saturada nos alimentos que compõem a sua dieta
GORDURA TRANS FORA DA MESA
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido às doenças do coração. No Brasil, que atualmente têm seis em cada dez pessoas acima do peso, segundo pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde, há cerca de 300 mil óbitos anuais, por conta de infartos e derrames.

E um dos grandes vilões desse problema é a gordura trans, presente em diversos alimentos industrializados que consumimos diariamente. Sua função é de aumentar a durabilidade e dar melhor aparência à comida, mas para isso acontecer, é preciso transformar óleos vegetais líquidos em gorduras sólidas, adicionando hidrogênio na composição. A substância também é conhecida como gordura hidrogenada.

Esse tipo de gordura, presente em biscoitos, bolachas recheadas, sorvetes, e fast-food, entre outros, eleva o risco de eventos cardiovasculares como infarto e derrame, como ressalta a gerente médica da unidade MIP Aché, Dra. Talita Poli Biason. “O consumo exagerado de alimentos que contém esse tipo de gordura, traz diversos problemas à saúde, como o aumento do colesterol total e LDL e a diminuição do colesterol bom, o HDL, potencializando as chances de problemas cardiovasculares.”, alerta.

“O Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) de 2005 recomenda que o consumo diário da gordura trans não ultrapasse 1% do valor total da dieta diária. Mas especialistas já recomendam que nenhuma quantidade dessa gordura seja consumida. Então é preciso ter muita atenção nos rótulos dos produtos, lembrando que algumas vezes a gordura trans pode aparecer na rotulagem descrita como “gordura hidrogenada””, ressalta o Dra. Talita.

COMBATE A GORDURA TRANS

Alguns países já tomaram providências para diminuir o consumo da substância entre seus cidadãos. No Brasil, há nove anos, os fabricantes são obrigados a informar nos rótulos a quantidade de gordura trans presente no alimento. Já nos Estados Unidos, foi anunciado no último mês de junho, pela Food and Drug Administration - FDA, órgão que regulamenta a alimentação no país, que, nos próximos três anos, os produtos alimentícios com a substância deverão ser retirados das gôndolas.

“É preciso evitar o consumo de alimentos com esse tipo de gordura em sua composição. Escolha produtos naturais, eles sempre serão as opções mais saudáveis, trazendo grandes benefícios para saúde”, finaliza a gerente médica da unidade MIP Aché.

Sobre o Collestra

Collestra é um alimento funcional produzido em cápsulas gelatinosas e utilizado no auxílio da redução do colesterol. O uso de fitoesteróis como aliado nesta redução é recomendado como parte de mudanças no estilo de vida pela V Diretriz Brasileira de Dislipidemia e Prevenção da Arterosclerose. E o consumo recomendado pelo Consenso Europeu é de até 2g/dia. Collestra reduz de 8% a 15% do colesterol ruim a partir da terceira semana de uso, auxiliando na manutenção da saúde cardiovascular. Ao alcançar o intestino, seu princípio ativo compete com o colesterol, reduzindo a sua absorção. Enquanto 55 – 60% do colesterol é absorvido no intestino, menos de 5% dos fitoesteróis são absorvidos quando consumidos.,  Cada cápsula conta com 650 mg de ésteres de fitoesteróis de origem vegetal extraídos da soja, do girassol e da canola. A indicação do consumo ocorre de 2 a 3 cápsulas por dia, conforme recomendação médica e pode ser utilizado com tranquilidade desde o primeiro sinal – baixo e médio risco, como também em pessoas com histórico de altos índices como adicional ao tratamento farmacológico, ou ainda os que possuem intolerância a fármacos utilizados para o tratamento de colesterol.

 Sobre o Aché

O Aché é uma empresa 100% brasileira, com quase 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Anápolis (GO). São mais de quatro mil colaboradores e uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do segmento no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais de saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio diversificado com 303 marcas em 747 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar também nos segmentos de dermatologia e nutracêuticos. Ao todo, são 130 classes terapêuticas e mais de 20 especialidades médicas atendidas. Recentemente, com a criação da Bionovis, passou a atuar em biotecnologia. No mercado internacional, exporta para 12 países das Américas, África e Japão. O Aché foi o primeiro colocado do setor Farma e Life Sciences do prêmio Inovação Brasil 2015, realizado pelo Valor Econômico em parceria com a Strategy&. Em 2014, a companhia foi eleita a melhor empresa do setor farmacêutico pela revista Exame, na premiação Melhores & Maiores.

Fonte: Jornal Voz






TVozPreta Forner 450x90Ver Mais Veículos




Preta Forner 728x90Verde Vida


Tecnologia
Ciência
Tec. e Informática

Entretenimento
Filmes
Livros
Música
TV

+ Mais
Gospel
Receitas
Saúde

Central
Contato
Localização

Assinante
Acessar
Especiais
Curiosidade Voz
Extr@Voz
Top of Mind
TVoz

Links
Ver Mais Veículos

App Developers
Show
Feliz Natal
Feliz Ano Novo

Estatísticas
Visualizações: 10582271

Online
Temos 305 Visitante(s) Online
A Voz Online | Jornal Voz São Joaquim da Barra e Região


Rua São Paulo, 1579: Ap. 111 (11º Andar) — Centro, Sjm. da Barra - SP | Tel: (16) 3818-0302     ||     Rua 01, 111 — Centro, Orlândia - SP | Tel: (16) 3826-8888