Drogaria AlvesVerde VidaPreta Forner 970x200jornal voz Espaço do Corpo


Notícia

 
Domingo, 24 de Maio de 2015
Estudos da 'Science' sobre plâncton mostram mundo de biodiversidade
Análises revelaram 40 milhões de genes, a maioria ainda desconhecida. Revista trouxe cinco estudos sobre organismo na edição desta sexta (22).
Estudos da 'Science' sobre plâncton mostram mundo de biodiversidade
Cientistas descobriram um mundo de biodiversidade no plâncton, o conjunto de diminutas plantas, algas, vírus, bactérias e peixes embrionários, que são o alimento favorito das baleias e também um dos maiores provedores de oxigênio do planeta.

Sabia-se que o plâncton era fundamental para o meio ambiente porque serve como base da cadeia alimentar marinha e fornece metade do oxigênio gerado na Terra graças à fotossíntese.

Agora, os cientistas descobriram que esse organismo muito mais complexo do que tinham imaginado, segundo cinco estudos divulgados nesta sexta-feira (22) na edição impressa da revista “Science”.

As pesquisas foram feitas durante uma expedição de vários anos conhecida como o projeto Tara Oceans. Entre 2009 e 2013, pesquisadores internacionais viajaram a bordo da escuna francesa “Tara” e coletaram 35.000 amostras de plâncton de todas as grandes regiões oceânicas.

“Este é o maior esforço de sequenciamento de DNA já feito na ciência oceânica: as análises revelaram cerca de 40 milhões de genes, a maioria dos quais é nova para a ciência, o que indica uma biodiversidade muito maior no plâncton do que supúnhamos antes”, disse o pesquisador Patrick Wincker, do centro francês de sequenciamento Genoscope.

A embarcação também coletou informação sobre a profundidade, a temperatura e a salinidade dos oceanos, assim como as interações entre as minúsculas formas de vida existentes na água. A equipe identificou, ainda, 5.000 populações de vírus nas cepas superiores dos oceanos do mundo.

“Surpreendentemente, apesar de várias décadas de pesquisa viral marinha, apenas 39% destas 5.000 populações virais eram similares aos vírus que já dávamos como conhecidos”, disse a pesquisadora Jennifer Brum, da Universidade do Arizona.

Este mapeamento constitui um primeiro passo rumo a uma compreensão maior da dinâmica e da estrutura do ecossistema marinho em sua globalidade, comentaram os pesquisadores.

Além disso, compreender a distribuição destes organismos e suas interações é útil para estudar as mudanças em escala global, sobretudo as vinculadas ao aquecimento global e seu impacto nos sistemas oceânicos.

Fonte: G1






Preta Forner 450x90Ver Mais VeículosTVoz




Verde VidaPreta Forner 728x90


Tecnologia
Ciência
Tec. e Informática

Entretenimento
Filmes
Livros
Música
TV

+ Mais
Gospel
Receitas
Saúde

Central
Contato
Localização

Assinante
Acessar
Especiais
Curiosidade Voz
Extr@Voz
Top of Mind
TVoz

Links
Ver Mais Veículos

App Developers
Show
Feliz Natal
Feliz Ano Novo

Estatísticas
Visualizações: 10582205

Online
Temos 315 Visitante(s) Online
A Voz Online | Jornal Voz São Joaquim da Barra e Região


Rua São Paulo, 1579: Ap. 111 (11º Andar) — Centro, Sjm. da Barra - SP | Tel: (16) 3818-0302     ||     Rua 01, 111 — Centro, Orlândia - SP | Tel: (16) 3826-8888