Drogaria AlvesVerde VidaEspaço do CorpoPreta Forner 970x200

Notícia

Quinta-Feira, 07 de Maio de 2015
Astrônomos localizam galáxia mais distante já encontrada
EGS-zs8-1 fica a cerca de 13,1 bilhões de anos-luz da Terra. Vista pelo Hubble, só agora galáxia teve localização identificada.
Astrônomos localizam galáxia mais distante já encontrada
Astrônomos avistaram a galáxia mais distante já encontrada no universo e ela se parece com uma massa brilhante de estrelas azuis a cerca de 13,1 bilhões de anos-luz da Terra.

A galáxia, chamada EGS-zs8-1, “é um dos objetos mais brilhantes e de maior massa no universo primordial”, de acordo com um comunicado da Universidade de Yale.

Os detalhes da descoberta foram publicados na terça-feira (5) pela revista Astrophysical Journal Letters.

Calcular sua distância exata da Terra foi possível graças a um instrumento chamado MOSFIRE no telescópio de 10 metros de diâmetro no Observatório WM Keck no Havaí, disseram os pesquisadores.

A galáxia já havia sido vislumbrada em imagens dos telescópios espaciais Hubble e Spitzer da Nasa, mas sua localização era desconhecida.

Astrônomos de Yale e da Universidade da Califórnia em Santa Cruz disseram que a EGS- zs8-1 ainda está formando estrelas rapidamente, a uma taxa 80 vezes maior que a da nossa galáxia, a Via Láctea.

Fonte: G1